Institucional

Em 1955 o vigário coadjutor da Paróquia Santo Antônio do Pão dos Pobres, Padre Urbano José Allgayer, vendo o quadro de abandono moral em que viviam as meninas da zona, teve a ideia de fundar uma escola dirigida por religiosos, cuja finalidade seria a educação cívica, moral e religiosa da juventude feminina de Porto Alegre. Através do apoio do Senhor Arcebispo Dom Vicente Scherer da Catedral Mãe de Deus, que cedeu a Paróquia para a construção do espaço educativo, se iniciou o projeto da Escola Mãe Admirável.

Para assumir a Direção e Administração da nova Escola Paroquial, o Padre Urbano convidou as Irmãs da Congregação Filhas do Amor Divino, em 09 de setembro de 1955. A superiora Provincial Madre Maria Cantalítia Schendzielorz, tendo abraçado a desafiante proposta evangelizadora, convocou as pioneiras, Irmã Maria Inês Becker e Irmã Maria Agostinha Serrano Lyra, para dirigirem os trabalhos de reforma do prédio, localizado na Praça Cônego Marcelino, e o transformaram em uma instituição de ensino.

Mais tarde, em maio de 1963, o prédio foi adquirido pela Sociedade Assistencial e Educativa Mãe Admirável – SAEMA, mantenedora da Escola e com isso, a Escola, que inicialmente foi paroquial, tornou-se propriedade da Congregação. Em dezembro de 1955, o prédio passou por reformas e adaptações a fim de ampliar o espaço escolar, recebendo também em 1956 mais duas irmãs para formar a primeira comunidade religiosa da nova instituição, as Irmãs Miriam Heck, Hilária Kieling e Maria Tochetto.

A situação de abandono na qual viviam as meninas do bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, despertou nas Irmãs um sentimento que transformou aquela dura realidade e mobilizou a criação de uma das Escolas mais bem conceituadas de Porto Alegre. A primeira diretora, Irmã Maria Inês Becker e suas companheiras, Irmã Maria Agostinha Lyra, Irmã Maria Hilária Kieling e Irmã Maria Tochetto, iniciaram as aulas com 121 alunas, em regime de semi-internato, oficializando a inauguração do espaço no dia 20 de maio de 1956 com a presença de grande número de pessoas amigas.

No ano de 1962, a Escola passou a atender para além do curso pré-primário, o curso ginasial, sob direção da Irmã Valfrida Birck. A Escola passou a denominar-se “Ginásio Mãe Admirável – GIMA” que abria as portas para as primeiras 45 ginasianas e, após alguns anos, a Escola também passou a aceitar meninos para os cursos de jardim, primário e ginásio, tornando-se uma instituição de educação mista.

Em 1964 e já em dezembro de 1965, 34 jovens ginasianas receberam o certificado de conclusão de curso, fundando neste mesmo ano o Grêmio Estudantil e, em 1966, foi aprovado o funcionamento do segundo grau. A partir desta data, a Escola passou a chamar-se Escola de 1º e 2º Graus MÃE ADMIRÁVEL e a partir de 08 de agosto de 2000 a chamar-se ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MÃE ADMIRÁVEL.