Institucional

Plano da pastoral escolar

A Palavra Pastoral vem de Pastor, título que o próprio Cristo se deu ao revelar sua missão neste mundo, “Eu sou o bom Pastor, aquele que dá a vida por suas ovelhas” (Jo 10,11). Jesus viveu em uma realidade agropastoril e, desta forma, utilizava símbolos e significados da sua realidade para anunciar a boa nova do reino, o Evangelho. Neste sentido, a ação da “Pastoral” Escolar busca tornar presente a figura do “Pastor” que zela, cuida e protege o seu “rebanho” com amor, nos diferentes espaços da escola, tornando presente e atual a missão que Cristo assumiu e continua a nos desafiar.

A Escola confessional Católica diferencia-se das demais por sua dimensão evangelizadora que deve perpassar todo o agir pedagógico e administrativo. Esta é a razão última da escola, sem detrimento, mas em profunda relação com a busca do conhecimento e da formação humana em todas as suas dimensões. Assim, entende-se que a Escola Católica deve estar em Pastoral.

A Dimensão evangelizadora/pastoral escolar deve ser distinta do Ensino Religioso que é uma área específica do conhecimento conforme a nova BNCC e, ao mesmo tempo, deve ser diferenciada da Catequese, serviço esse que cabe às paróquias e comunidades religiosas por livre adesão das famílias. Desta forma, a Pastoral Escolar é um espaço de acolhida à proposta do Evangelho com respeito às diferenças de credo religioso.

A Pastoral Escolar na Escola Mãe  Admirável busca a sua fundamentação e inspiração que deverá sempre pautar sua caminhada e seus princípios de ação a partir do testemunho e da prática de Jesus Cristo, na doutrina social e diretriz pastorais da Igreja Católica e no Carisma de Madre Francisca Lechner e sua obra espalhada pelo mundo. 

  • Pastoral Cristo-Centrica:
  • Pastoral em comunhão com a Igreja:
  • Pastoral em sintonia com o Carisma de Madre Francisca Lechner:

Jesus Cristo e o seu Evangelho são os principais fundamentos que devem orientar a ação Pastoral na Escola Mãe Admirável. Jesus Cristo é o Emanuel, o Deus conosco (Mt 1,23), aquele que assumiu a nossa realidade humana e se fez um conosco. Ele é o protótipo do “novo homem” e, portanto, o modelo a ser seguido.   Importante lembrar, que Maria é também nossa Mãe e inspiração, no entanto é apenas a mediadora, a mãe Três vezes Admirável que nos aponta e nos leva a Cristo. 

A palavra Igreja vem de Eclésia (grego) e significa assembleia do povo. No tempo de Cristo tinha o sentido de ser um “povo chamado para fora”, ou que se coloca “a caminho”.  A Escola em Pastoral é a Igreja no espaço educativo. Desta forma, é fundamental uma profunda comunhão e unidade com a ação pastoral da Igreja, sobretudo a partir do testemunho corajoso do Papa Francisco, do profetismo dos Bispos do Brasil e da colaboração com a Igreja local em especial nossa Comunidade Paroquial da Igreja Santo Antônio do Pão dos Pobres.  

A Congregação das Filhas do Amor Divino foi fundada por Madre Francisca Lechner, no dia 21 de novembro de 1868, em Viena - Áustria. Tendo abrangência internacional, está presente em 18 países, nos continentes europeu, africano, norte-americano e sul-americano. A Escola Mãe Admirável é uma das mais importantes obras da Congregação das Filhas do Amor Divino. Somos continuadores da Missão e tarefa evangelizadora de Madre Francisca no contexto atual. “Alegrar, tornar feliz e conduzir a Deus” eis o desafio e o pedido feito por nossa fundadora. A Pastoral Escolar na Escola Mãe deve zelar pelo carisma da Madre fundadora e se inspirar no exemplo e testemunho das irmãs Filhas do Amor Divino.

Nosso objetivo

Motivar e zelar para que a dimensão de pastoral, compreendida como cuidado e como processo de crescimento intelectual, existencial e espiritual, seja fortalecida em cada integrante da comunidade educativa.

Escola em Pastoral

Contribuir, juntamente com os demais setores da Escola, para que a Comunidade Educativa viva o processo de Escola em Pastoral.

Presença evangelizadora

Ser presença evangelizadora e promotora dos valores humanos e espirituais no espaço escolar.

Carisma e o Testemunho

Manter vivo o Carisma e o Testemunho de Madre Francisca Lechner.

Atividades pastorais

Atender as atividades pastorais que são desenvolvidas, na e pela escola.

Eixos de Ação da Pastoral Escolar

Espiritualidade

Cidadania

Solidariedade

Formação Humana